Loading
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 de maio de 2011

Widgets na barra de notificação do Android


A barra de notificações do Android coloca todos os tipos de informação ao seu alcance - e com um simples puxão, você pode fazer fazer ainda mais. 


Tudo que você precisa é um pouco aplicativo gratuito chamado Notification Toggle. Com ele, você pode realizar funções como a ativação de Wi-Fi, Bluetooth, ou lançamento de programas comumente usados em qualquer lugar em seu telefone. Tudo que você tem a fazer é puxar para baixo a barra na parte superior da tela, e a função que você quer vai estar te esperando lá. 

Criando sua configuração personalizada na barra de notificações do Android



Configurar sua barra de notificações personalizada do Android é fácil. Uma vez que você tenha instalado o aplicativo, abra-o e você verá uma lista de todos os acessórios que você pode ativar. Além de Wi-Fi e Bluetooth, você pode criar comandos na barra de notificação para coisas como silenciar o seu telefone, alterar o brilho da sua tela, alternar o modo avião, e acender a lanterna LED. 

Eu gosto de usar as Ações simples, que põefunções individuais na área de notificação que requerem apenas um único toque para acesso. Ter acesso rápido e fácil para algo como Wi-Fi vem a calhar para mim o tempo todo. Com a facilidade de mudar na minha barra de notificação do Android, eu não tenho que parar o que estou fazendo e voltar para a minha tela inicial para ligar ou desligar o Wi-Fi. 



Sob o "Single Notifications", você verá um lugar onde você pode adicionar um widget de toque simples na barra de notificação para qualquer aplicativo no seu celular. Se você tem algo que você usa regularmente enquanto está no meio de outras tarefas - por exemplo, a calculadora do sistema – poder colocá-la aqui poderia ser muito conveniente. 



Notification Toggle também pode criar um widget "tudo-em-um". Isso leva uma série de itens e os coloca lado a lado em uma única linha na barra de notificação do Android. 

Um widget tudo-em-um parece bom, mas pessoalmente, eu acho que ele seja muito menos útil do que os itens individuais. O motivo: Você não pode simplesmente bater um dos ícones do tudo-em-um para ativá-lo. Em vez disso, tem que tocar em um item, puxar um menu mais completo onde você então tem que fazer sua seleção novamente. Essa etapa adicional, por menor que pareça, acaba com a conveniência. 



Widgets para a barra de notificação do Android têm sido disponibilizados em muitas ROMs personalizadas e em alguns temas mas esta ferramenta permite que você obtenha o mesmo tipo de funcionalidades personalizável em qualquer configuração do Android. Além disso, ao contrário de outros utilitários que eu vi, ele não cria confusão. Adicionando ícones sempre no topo da tela, os widgets aparecerão apenas quando você puxa para baixo o painel de notificação. 

Existem alguns outros aplicativos que oferecem funcionalidades similares, como o popular Widgetsoid. Se você estiver espírito aventureiro, você pode querer verificar alguns deles também. Na minha experiência, no entanto, Notification Toggle é a maneira mais simples e direta de conseguir widgets úteis na sua barra de notificação. Suas ações de um toque também o diferenciam de grande parte da concorrência.