Loading
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 de maio de 2011

Google anuncia correção de falha de segurança do Android


Segundo a assessoria de imprensa do Google, a falha de segurança descoberta no sistema operacional Google Android, do sistema está agora sendo corrigida para todos os usuários.

A falha foi descoberta por uma equipe de pesquisadores alemães na sexta-feira. Os pesquisadores publicaram um artigo explicando como certos certificados de autenticação da conta do Google estavam sendo enviados através da rede, sem criptografia, podendo colocar em risco os usuários se eles estivessem transmitindo dados através de redes Wi-Fi públicas. Especificamente, as informações de contas de usuários do Google Calendar, Google Contacts e Google Picasa contas poderiam ser expostas ou capturadas por hackers conectados à mesma rede Wi-Fi. 

A falha já havia sido corrigida na versão 2.3.4 e posteriores, mas como os investigadores indicam, a maioria dos celulares com Android - cerca de 99 por cento - ainda não estão executando essa versão. 

Hoje, o Google começou a implantar um patch no servidor que resolve o problema para todas as versões do sistema operacional Android. A atualização é global e automática, sem necessidade de atualização de software do usuário final. O Google espera que a aplicação da correção que afecta todos os dispositivos em todo o mundo esteja concluída dentro de uma semana. 

O patch resolve o problema com os certificados de autenticação para o Google Calendar e Google Contacts. engenheiros Android ainda estão estudando a questão do Picasa. 

Abaixo está a declaração oficial do Google sobre o assunto. 

“Hoje estamos começando a implantar uma correção que corrige uma falha de segurança em potencial que poderiam, em determinadas circunstâncias, permitir o acesso de terceiros aos dados disponíveis no calendário e contatos. Esta correção não requer nenhuma ação dos usuários e será lançada mundialmente nos próximos dias”.